Gabriela Kliemann Dias é uma fotógrafa brasileira nômade, atualmente morando na Alemanha. Formada no Curso Profissionalizante de Fotografia Artística pela EFA, iniciou sua pesquisa que investiga diversas técnicas de expressão através da fotografia. Já participou de múltiplas exposições coletivas, assim como, já teve seu trabalho selecionado em diversas convocatórias no Brasil, Chile e Alemanha.
A partir das suas frequentes mudanças de cidades e país, faz uso da fotografia como forma de documentar esses espaços que percorre, muitas vezes contando as vivências e histórias pessoais de pessoas que cruzam por seus caminhos. Tem como principal área de pesquisa a experiência como expressão criativa, desenvolvendo trabalhos biográficos e autobiográficos, como é o caso de seus autorretratos, que através da fotografia e outros recursos atribuídos a ela, expõe seus sentimentos, vivências e emoções.
Busca trazer na linguagem uma problemática vinculada a preconceitos reproduzidos nas mais diversas esferas da sociedade, como forma de reflexão. Em suas imagens, questiona as formas como a sociedade patriarcal trata as diversidades sexuais e a mulher. Para isso, utiliza ferramentas que vão além da captura da imagem, como colagens e manipulações tanto digitais quanto manuais. Sua intenção é trazer outras formas de enxergar o outro, afim de quebrar paradigmas e desconstruir objetificações que foram e são criadas e impostas ao ser humano desde seu nascimento.
Atualmente Gabriela desenvolve trabalhos de autorretrato com a intenção de entender a si própria nesse turbilhão de mudanças que tem vivenciado. Sua pesquisa tem sido em cima daquilo que está em seu ambiente, como um espelho empoeirado, o mofo que se forma no apartamento ou até mesmo o vidro da porta. Utiliza desses recursos para se situar em seu ambiente e em si mesma. Também está produzindo fotografias documentais de janelas realizadas durante a quarenta, na qual atribuiu o nome de “Trincheiras Domésticas”. Seu processo vem se formando em colagens desses lugares em que nunca foi convidada a estar e mesmo assim, está.
Para conhecer mais sobre o seu trabalho visite seu site gkliemanndias.46graus.com e seu instagram @gabikliemanndias